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Foco no funcionário

Empresas que acreditam que a valorização do funcionário se resume em um bom salário e um “tapinha” nas costas devem rever estes conceitos.
O que vem sendo bastante discutido pelos profissionais de Recursos Humanos é que, para se valorizar o funcionário, deve-se levar em consideração o aumento da qualidade de vida e qualidade do trabalho (dois temas que parecem a mesma coisa mas não são).
Qualidade de vida é algo abrangente e deve ser avaliado setor por setor, área por área. Muitas empresas têm oferecido creches para as mães, academias de ginástica, eventos culturais e esportivos ou até pequenas sessões de massagem durante o trabalho. Tudo isso faz parte de um plano de melhoria da qualidade de vida e como veremos a seguir cada vez mais a massagem tem sido incluída nesta lista .
A melhora nos índices de produtividade nas empresas pequenas e médias pode ser conseguido com ações criativas onde o diferencial nem sempre é traduzido por grandes investimentos. Um exemplo disso é a Parsol, empresa de porte médio do setor de componentes eletrônicos que vem investindo em Programas de Qualidade que não apenas visam o bem-estar de seus colaboradores como também reforçam a responsabilidade social da empresa.
Segundo relato da Parsol, tudo começou no início do ano de 2000, quando Liberman (diretor da empresa) procurou uma psicóloga para criar um projeto social dentro da empresa. A profissional, acostumada a desenvolver programas de relações humanas, começou a envolver os funcionários mediante campanhas como a do agasalho e a de reciclagem de materiais. Com isso, conseguiu estimular o envolvimento de todos com o voluntariado. Houve alta taxa de adesão e, por iniciativa dos colaboradores, toda a renda obtida nessas atividades é revertida a institutos combate ao câncer infantil.
Outra profissional, uma fisioterapeuta, foi contratada para desenvolver atividades pensando também na saúde e no condicionamento físico dos funcionários. O projeto de ergonomia envolveu a orientação postural até a troca na mobília dos escritórios, incluindo cadeiras, altura das mesas e bancadas, mudança nas posições dos computadores, etc.
Também se estabeleceu para cada funcionário um horário fixo semanal para alongamento, massagem ou para técnicas que melhorem a respiração. Estas medidas fazem ainda parte de um tratamento antiestresse, também desenvolvido pela fisioterapeuta. As ações são complementadas com a distribuição de folhetos explicativos com dicas de saúde, englobando postura e alimentação.
Conforme relato da empresa, os resultados têm superado as expectativas. Verifica-se não apenas a melhora no ambiente de trabalho, mas também o aprimoramento das relações entre os funcionários e entre estes e a empresa. É notável, ainda, o aumento da produtividade e a diminuição da rotatividade no emprego.

Richard Allan Vieira
Gerente de RH da Tim Sul

A TIM (Telecom Itália Móbile) uma das maiores empresas de telefonia móvel da Europa e do mundo tem como uma das suas maiores preocupação a retenção de talentos. Para isso, investe em treinamento e cria relações de confiança e transparência no ambiente de trabalho, dando valor e peso diferenciados para esses temas.
De acordo com gerente de RH da TIM Sul, Sr. Richard Allan Vieira, em entrevista concedida a empresa de recolocação Manager, a qualidade de vida do funcionário é extremamente importante e proporciona uma grande retorno para as empresa.
“A TIM disponibiliza algumas atividades diferenciadas nas áreas de maior necessidade. Na área de call center, por exemplo, foram incorporadas atividades como ginástica corporal, massagem e fisioterapia. Nas demais áreas, está sendo implantada a Associação dos Empregados do Grupo TIM Sul, que cuidará, especialmente, das questões de saúde, lazer e esportes. Essa medida acarretará em decisões de melhorias para o quadro em geral. Hoje, a TIM já possui convênios com entidades educacionais tanto para formação regular quanto para cursos de pós-graduação e MBA’s.”

Leonardo Bissoli
Diretor de Recursos Humanos da Visteon

A Visteon, empresa que atua em cinco grande segmentos de mercado (chassis, climatização, interiores e exteriores, powertrain e telemática e multimídia), teve início de suas atividades no Brasil em 1972 quando a Ford Motor Company transferiu para cá a sua divisão de eletrônicos.
De acordo com o diretor de RH da Visteon, Sr. Leonardo Bissoli, em entrevista concedida a empresa de recolocação Manager, “A Visteon acredita que a valorização da diversidade fortalece o ambiente de respeito mútuo e contribui para a melhoria na eficiência e motivação pessoal”, sendo assim desenvolve programas que envolvam hábitos saudáveis.
De acordo com Bissoli, ” nutrição tem sido um tema bastante discutido nas Semanas da Saúde, assim como em consultas individuais com a nutricionista e também com os médicos nos exames periódicos preventivos. Para conter a obesidade, além das palestras e do acompanhamento médico, os funcionários interessados podem obter uma avaliação física completa com os profissionais do Centro Esportivo e contar ainda com a orientação nutricional suplementar.
Vamos além: nas Semanas de Saúde damos orientações sobre relaxamento como forma para evitar o estresse no trabalho, temos ações de combate ao tabagismo e ao consumo de álcool, com tratamento para casos de alcoolismo. Discutimos a importância do sono de seis a oito horas para que o organismo se mantenha com bom padrão de saúde.
Para as mulheres, fazemos campanhas sobre câncer de mama, outro tema que tem sido freqüentemente discutido nas nossas campanhas preventivas. O estímulo à prática esportiva faz parte deste pacote de ações.
Dentro da Visteon, existe uma área planejada para a prática de condicionamento físico e musculação, contando com acompanhamento de profissionais de educação física em todo o período de funcionamento.
Além disso, o Centro Esportivo oferece quadras poliesportivas, quadra de tênis, quiosques, salas de jogos, massagem terapêutica e escolinha de esportes para filhos de funcionários.
No decorrer do ano, são organizados vários torneios e maratonas, o que contribui para a integração dos funcionários. Finalizando, a Visteon entende o ser humano como um todo, no qual todas as partes devem estar em equilíbrio constante. Por isto, também mantém uma área de apoio social, que atende aos funcionários e familiares quando necessitam.”
Outras empresas como a O’Gara-Hess & Eisenhardt (blindagem de veículos), Samcil (assistência médica) e JV Consultoria também incluíram a quick massage no programa de saúde de seus funcionários. De acordo com Grace Mc Darby, coordenadora de marketing da O’Gara,  há três meses os 100 funcionários da empresa na unidade Barueri, fazem uso do serviço. “Percebemos que houve um aumento da produtividade”, diz.
Schor e Grace comentam que no início os funcionários da produção, principalmente os homens, demonstravam algum preconceito. Aos poucos, o quadro foi se modificando. “Hoje, eles ficam aguardando ansiosos o momento da massagem”, diz a executiva. A quick massage é realizada às terças e quintas-feiras à tarde. “Ás 10 horas da manhã a agenda já está lotada”, comenta. “O custo não é alto e vale a pena”, crescenta.
Como podemos ver mais e mais empresas já aderiram a este novo conceito de foco na qualidade de vida do funcionário como forma de melhoria da produtividade.
Sua empresa também já incorporou estes hábitos? Caso você ainda não usufrui destes benefícios, entre em contato conosco!
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