É largamente aceito que a terapia da massagem ajuda na circulação, tonicidade dos músculos e na drenagem linfática. Um tópico muito mais controverso é efeito que a massagem tem sobre a celulite e sobre os “centímetro a mais”.
Quase todas as mulheres têm celulite. Os motivos podem ser: predisposição genética, mudanças hormonais, ganho de peso, inatividade e gravidez. Estes fatores causam o aumento do tamanho das células de gordura que estão localizadas na camada subcutânea, de até 300 vezes seu tamanho original e faz com que elas fiquem colocas umas as outras formando bolsas nas quais eles ficam envolvidas.
A formação da celulite começa já na puberdade. Com o passar dos anos, tecidos em certas partes do nosso corpo vão se rompendo, particularmente as camadas de gordura e os tecidos conectivos localizados nas nádegas, coxas e abdômen. Dieta e perda de peso não irão necessariamente diminuir a celulite.
Alguma forma específica de massagem pode ajudar neste tipo de problema?
Massagem nos tecidos mais profundos ajudam a reduzir a retenção de água e quebrar as bolsas de gordura?
Em resumo, técnicas não invasivas (como as que citamos acima) podem acabar como estes problemas que tanto atormentas as mulheres em nossa sociedade? De acordo com um massoterapeuta e um grande número de clientes e profissionais que usam terapias de contato, que já experimentaram sua técnica, a resposta a todas as perguntas acima é SIM.
Desenvolvendo a Técnica
Lypossage ( o nome dado a esta técnica) foi desenvolvida há 2 anos, é totalmente natural e foi uma técnica manual totalmente desenvolvida pelo massoterapêuta Charles W. Wiltsie III.
Wiltsie já deu curso de ética ao massoterapeutas masculinos; curso de negócios; já realizou massagem em um número de estrelas do atletismo e desenvolveu a Técnica de Massagem Wiltsie, a qual trabalha para melhorar a performance vocal. Ele também dirige o “Alternative Health Service and Swedish Bodyworks” há 13 anos in Hadda, Connecticut – Estados Unidos.
Numa noite, enquanto assistia o noticiário, Wiltsie viu no segmento sobre saúde uma nova tecnologia que afirmava ajudar as pessoas a perderem alguns centímetros sem ter que perder peso. O que ele não sabia era que ele estava assistindo a um programa sobre um sistema chamado “Endermologia”, que estava aparecendo nos SPAs por todo o país.
Wiltsie começou a imaginar se a massagem manual nos tecidos mais profundos poderia atingir os mesmos resultados que a máquina de Endermologia . Depois de algumas pesquisas preliminares em 1998 ele desenvolveu um estudo sobre a eficiência da combinação da massagem nos tecidos mais profundos , drenagem linfática, e princípios da integração estrutural – todos juntos, o qual ele chamou de Lypossage – na celulite.
Para o estudo, 100 mulheres saudáveis receberam a Lypossage em áreas específicas, primeiramente do umbigo até as coxas – parte do corpo que tem muito tecido gorduroso e órgãos vicerais que eliminam as substâncias indesejadas. Esta área também tem um grande número de músculos . Usando métodos similares ao Rolfing e a liberação miofascial, o objetivo era a liberação da grossa camada de colágeno ao redor da fascia e reposição ou alongamento da postura do cliente. As mesmas manobras foram usadas nas mesmas partes do corpo de cada mulher.
O participantes em estudo receberam 20 minutos de massagem, três vezes por semana durante 6 semanas.
Fotografias da área sob estudo foram tiradas a cada 4 sessões para acompanhamento. Os participantes eram pesados e medidos antes de cada sessão. Alterações físicas como menstruação, constipação e outros fatores foram registrados. As mesmas manobras foram usadas nas mesmas partes do corpo de cada participante.
Depois do estudo completado, em 1998, os resultados mostraram progresso na maioria dos participantes. Noventa e cinco por cento dos participantes estudados tiveram as dimensões das áreas sob estudo diminuídas os outros cinco por cento dos participantes tiveram as dimensões da área sob estudo mais aumentada do que diminuída.
Noventa e cinco por cento dos participantes não tiveram flutuação no peso. Estudos similares foram conduzidos levando a mesma conclusão dos resultados mostrados aqui.
De maneira geral os participantes experimentaram uma média de perda entre 3,2cm e 3,8cm em cada coxa.
Sete clientes que estavam agendados para a lipoescultura acabaram desistindo da mesma tal qual positivo foi o resultado.
A Lypossage deixou mais lisa a área afetada pela celulite.
As dimensões das coxas e estômago foram reduzidas em conjunto em até 19cm.
A indústria do SPA começou a se aproximar de Wiltsie, querendo saber mais sobre sua nova técnica – especialmente depois que ele descobriu uma forma de publicar os resultados nas propagandas veiculadas pelo equipamento de Endermologia, o qual custa entre 25mil – 30 mil dólares.
Mãos versus Máquina
Mas a Lypossage é o mesmo que Endermologia? A resposta é sim e não.
Os efeitos nas alterações de dimensão e redução da celulite podem ser considerados os mesmos. Mas a Lypossage, que trabalha como um precisa combinação entre massagem nos tecidos profundos e drenagem linfática, oferece como benefício adicional os resultados da integração estrutural.
Wiltsie disse que as manobras da Lypossage são um pouco mais baseadas nas estruturas do que a massagem típica.
“Eu descreveria a aplicação prática da Lypossage como algum lugar entre Rolfing, Integração Estrutural e liberação miofascial.”, disse Wiltsie. ” Muitos clientes ficam inicialmente assustados com o rigor de algumas manobras. Depois de 2 ou 3 sessões eles se acostumam com a técnica. Alguns clientes até mesmo chegam a dormir nas últimas sessões.”
Wiltsie também disse que “A Lypossage pode ser uma alternativa à lipoaspiração”. “Eu tive clientes que queriam fazer lipoaspiração e decidiram realizar uma série de18 sessões de Lypossage, então decidiram mudar de idéia e não realizar a lipoaspiração por ser muito invasiva.”
No entanto deve ser mencionado que os resultados da Lypossage são temporários. As sessões devem ser continuas para renovar a aparência e sentir os resultados os quais podem durar de 8 meses a 1 ano.
Para aqueles que querem mais informações sobre o assunto, visite o site http://www.lypossage.com
Fonte: Massage Magazine. March/April 2001, Issue 90
Reportagem: Melinda M. Minton.
Fotos: Laurette F. Klier